NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE CONVIVÊNCIA (NMC)
NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE CONVIVÊNCIA (NMC)
ESCOLA AUGUSTO CORRÊA
A palestra ministrada pela equipe da Polícia Civil (PC), através do programa Escola Segura previsto pela Lei 9.900 de 02 de maio de 2023.
Assuntos relacionados a violência nas escolas como: agressões físicas e verbais, Bullying e Ciberbullying. O Tema: Entendendo o Bullying: Uma Abordagem Educativa", aconteceu no período de 22 a 26 nas escolas:
1. EE EXTERNATO SANTO ANTÔNIO
2. EE MONSHOR MANCIO
3. EE CEL ALUIZIO FERREIRA
4. EE LEANDRO LOBÃO
5. EE MÁRIO QUEIROZ
6. EE AUGUSTO CORREA
7. EE PADRE LUCIANO CALDERARA
8. EE AUGUSTO CORREA
9. EE PADRE LUCIANO CALDERARA
10. EE CEL PINHEIRO JÚNIOR
11. EE PROFESSOR GALVÃO
12. EE PROF YOLANDA CHAVES
Promovido pelo NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE CONVIVÊNCIA (NMC) DRE-BRAGANÇA.
No âmbito da Diretoria Regional de Educação (DRE), o Núcleo Multiprofissional de Convivência desponta como uma peça-chave para a implementação da Lei nº 13935/2019, que determina a presença obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas escolas. Sua missão é clara: transformar cada instituição de ensino em um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, com vistas à melhoria do processo educacional. Por meio de projetos e ações estratégicas, o núcleo visa garantir a proteção, saúde e segurança dos membros da comunidade escolar, utilizando a pedagogia, a psicologia e o serviço social como ferramentas fundamentais.
Princípios Fundamentais:
O NMC se orienta por princípios sólidos, centrados em eixos essenciais:
Saúde Mental: Reconhece-se a importância da saúde mental como base para o desenvolvimento integral dos estudantes e profissionais da educação.
Educação Antirracista: Compromete-se em promover uma educação que combata o racismo e valorize a diversidade étnico-cultural.
Enfrentamento da Violência de Gênero: Atua ativamente na prevenção e combate à violência contra mulheres, as questões de gênero, buscando criar ambientes escolares seguros e inclusivos.
Justiça Restaurativa: Adota-se uma abordagem que privilegia a resolução construtiva de conflitos e a promoção de valores como responsabilidade e perdão.
Objetivo:
O principal objetivo do núcleo é articular e incentivar o estreitamento dos vínculos com a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar. Isso se traduz em uma aproximação entre os serviços educacionais, assistência social e saúde mental, visando a uma abordagem integrada e eficaz no suporte aos estudantes e suas famílias. O monitoramento das ocorrências na escola desempenha um papel crucial nesse processo, fornecendo dados e insights para direcionar as intervenções necessárias.
Atuação dos Profissionais:
À frente do Núcleo da DRE Bragança, estão os profissionais Ana Cláudia Oliveira, Alane Borges, Helga Samara Ferreira Braun e CEL Moisés Oliveira, cujo compromisso e liderança são fundamentais para o sucesso das iniciativas desenvolvidas e conta com uma equipe local executora de doze psicólogos para realizarem formações e ações coletivas nas escolas dos cinco municípios sob jurisdição da DRE Bragança: Augusto Corrêa, Bragança, Cachoeira do Piriá, Tracuateua e Viseu.
Em suma, o Núcleo Multiprofissional de Convivência (NMC) representa um importante passo na construção de ambientes escolares mais acolhedores, seguros e propícios ao aprendizado. Por meio de uma abordagem integrada, humanizada, com garantias de direitos (direito de escuta qualificada, orientações com base nas legislações, como: Regime Jurídico Único do Estado do Pará, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis e Diretrizes e Bases da Educação) e centrada nas necessidades da comunidade escolar.